Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entrevista com Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola (FEE)

Por O Mensageiro http://www.omensageiro.com.br/entrevistas/entrevista-108.htm

Entrevista com Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola (FEE), com destaque à divulgação espírita pela Internet e às novas perspectivas do Movimento Espírita na Espanha.
 
  P: – Como está se desenvolvendo o Movimento Espírita na Espanha?

R: – O Movimento Espírita na Espanha se encontra atualmente em uma situação muito promissora. Herdeiro de espíritas legendários e de um Movimento Espírita dos mais ativos em nível internacional até 1936, quando sofreu as conseqüências das proibições do regime franquista, que não conseguiu eliminá-lo, pois, nos anos 80 voltou a legalizar-se. A realização, em Barcelona, do 1º. Congresso Espiritista Internacional, em 1889, e a de outro, em 1934, dão a idéia até onde havia chegado o Movimento Espírita naqueles tempos. Na atualidade, embora sendo o Espiritismo desconhecido para o cidadão em geral, surgem novos espíritas dia a dia, aparecendo novos centros pouco a pouco, além disso, conta com grande divulgação através da página eletrônica da Federação Espírita Espanhola. Temos a sensação ou a intuição de que é o momento de nos estruturarmos, de que os centros espíritas se organizem cada vez melhor e sejam mais numerosos em face de uma divulgação maior e um atendimento mais eficaz dos que buscam consolo ou esclarecimento, e acreditamos que colocarão o Espiritismo, no futuro, no seu verdadeiro lugar, oferecendo as respostas mais acertadas ante os grandes enigmas do homem.
P: – E o funcionamento da Federação Espírita Espanhola?
R: – Formada por centros espíritas das diversas regiões espanholas, temos muitas limitações no plano material e humano. Pensamos, com Leon Denis, que o Espiritismo será o que os espíritas fizerem dele, e se ele não chega mais distante será por nossas limitações e até por falta de vontade. O campo de trabalho é imenso e há muita “terra” para trabalhar com o arado e semeá-lo, pois, com certeza, já estão chegando os tempos para a frutificação. A Federação trata de diversas frentes de trabalho para otimizar a divulgação, promover a criação de novos centros, contribuir com a melhoria dos existentes, e, através de eventos como o Congresso Nacional de Espiritismo, que realizamos sempre em dezembro, abrir as portas da Federação e do Espiritismo de forma mais transparente.
P:  – O Movimento Espírita se espalha pelo interior do país?
R: – Embora o número de centros e de espíritas pudesse ser maior nas grandes cidades, por uma mera questão matemática e de proporcionalidade, às vezes ficamos surpreendidos com os núcleos de estudo que surgem em povoações mais humildes e, sobretudo, quando, repassando a história, encontramos informações de que geralmente nesses mesmos lugares já existiram centros espíritas há cem anos. Porém, não nos surpreende o conhecimento de que seja uma tarefa em conjunção com os dois planos, que o mundo espiritual está trabalhando muito, e que os espíritos-espíritas continuam a tarefa de onde a deixaram. É de se destacar também a situação social que estamos vivendo na atualidade devido à imigração. A Espanha tem o segundo maior fluxo de imigração, depois dos Estados Unidos, e esta diversidade cultural pode ter certas vantagens em relação ao arraigado materialismo europeu. Tem havido também a imigração de espíritas brasileiros; e é muito comum, antes de virem, nos contatar para saberem se há centros espíritas na cidade em que viverão. Assim, não estão aportando apenas novos espíritas aos centros espíritas espanhóis, mas, às vezes, eles mesmos têm sido os promotores na criação de algum centro novo.
P: – No Movimento Espírita espanhol há algum programa mais difundido junto aos centros espíritas?
R: – Os centros adotam diversos programas de estudo de cursos ou sobre os próprios livros, porém, se tivermos que destacar um programa de estudo, o mais difundido e com excelentes resultados é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) que, como previa Kardec a respeito dos cursos espíritas, prepara espíritas mais esclarecidos. Em geral, os centros espíritas na Espanha se caracterizam por esta preocupação e envolvimento constante no estudo dos espíritas que deles participam. Se bem que as conferências cumprem seu papel de divulgação, é nas reuniões, nos debates e nos estudos que estamos formando realmente espíritas esclarecidos e seguramente trabalhadores.
P: – Há edições de livros e revistas espíritas na Espanha?
R: – Atualmente há duas editoras espíritas e um Centro Espírita que edita livros para distribuição gratuita. Também há revistas espíritas que são editadas por alguns centros, mas com distribuição limitada a outros centros ou espíritas sem chegar a ser todavia a cumprir um grande papel de divulgação. Porém, têm surgido recentemente diversos projetos de “reencarnar” antigas revistas como Revelación, que foi editada durante mais de 30 anos, de periodicidade quinzenal, no final do século XIX e principio do século XX.
P: – Na Espanha há difusão espírita por rádios, TV e Internet?
R: – Pelo radio, ocasionalmente têm-se realizado alguns programas que são um meio mais sério para entrevistas que a TV. Até agora, ao menos pela Federação, temos aceitado essas intervenções radiofônicas ao mesmo tempo que rechaçamos as televisivas, que buscam mais o ridículo e as distorções sobre aspectos mediúnicos. Enquanto isso, pela Internet a página eletrônica www.espiritismo.es da Federação Espírita Espanhola recebe mais de 100 mil acessos e comentários por mês de usuários de diferentes partes do mundo, e graças ao mecanismo de busca da Google, a situa em primeiro lugar, ante diversas buscas de palavras relacionadas com o Espiritismo. O que está trazendo muitas pessoas novas para o conhecimento da Doutrina ou de livros espíritas, e na página eletrônica há mais de 100 livros para cópias diretas e gratuitas. Também na página eletrônica se realizam estudos semanais, utilizando-se um “Chat” como centro virtual que reúne participantes de diversos países às segundas e quartas-feiras.
P: – Como conheceu o Espiritismo?
R: – Graças à minha família, tenho sido dos espíritas que quando lêem pela primeira vez O Livro dos Espíritos têm a estranha sensação de que o estão relendo. Assim, não tenho nenhuma história sobre a hora em que me encontrei com o Espiritismo, como a de Leon Denis ou a do capitão Lagier (o primeiro espanhol que leu O Livro dos Espíritos). Sempre tive livros em casa e escutava falar destes assuntos, sendo ainda o único da classe da escola que participava das aulas de religião. Nunca me senti bem na Igreja e se por algum motivo meus pais tinha que participar de algum “ato social” como o batismo de um vizinho, sabiam que teriam que me deixar no pátio, porque nas várias ocasiões em que cruzei os umbrais de um templo católico entrava em estado de choque e desmaiava.Meu pai e quatro irmãos ficaram enfermos e a Medicina não encontrava a causa, então minha avó, atendendo ao conselho de uma vizinha, levou-os a “um homem que curava”. Tratava-se de um médium que, sem nunca tê-los visto, disse que ao lado deles havia outro irmão desencarnado, que morrera recentemente de leucemia, com 25 anos. Disse-lhes também que se restabeleceriam rapidamente porque a enfermidade teve o único objetivo de lavá-los até ali para terem uma prova da verdade espírita. Porém, em realidade, a prova se achava em sua própria casa, escondida, já que o irmão desencarnado lhes contara que havia sido médium psicógrafo e que nunca comentara nada e agora o demonstraria, indicando-lhes, através do médium, onde se encontrava um velho baú, no qual teria guardado, à chave, seus escritos mediúnicos. Ao chegar a casa e encontrando o baú escondido, toda a minha família se tornou espírita, convencida ante a evidência; posteriormente, surgiram faculdades mediúnicas em meu pai e em uma de suas irmãs.
P: – Vocês mantêm relacionamento com outros países e com o CEI?
R: – Como representante da Espanha em eventos e reuniões internacionais do Conselho Espírita Internacional (CEI), mantenho necessariamente relações com outros países. E, graças a ser o espanhol o idioma oficial de mais de 20 países, diariamente atendemos a numerosa correspondência, dirigida à página eletrônica, que é a espírita em espanhol mais visitada do mundo. Creio, com Kardec, na necessidade de um órgão internacional, no comitê central que explica com clareza em “Constituição do Espiritismo”, e este órgão é, hoje em dia, com toda certeza, o CEI, que através de suas atividades vem cumprindo com muita propriedade e acerto o seu papel no concerto internacional. Prova disso é ser ele formado pelas federações mais representativas dos países, como a CEE.
P: – Há algum evento realizado ou planejado em comemoração aos 150 anos da Doutrina Espírita?
R: – No dia 18 de abril e naquela semana, desenvolveram-se na maioria dos centros espíritas da Espanha diversas atividades, conferências, encontros, comercialização e oferta de livros, etc. para homenagear os 150 anos da publicação de O Livro dos Espíritos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***

Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads