Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os ridículos boatos do fim do mundo Que fazem muita gente boba sofrer


http://blog-espiritismo.blogspot.com.br/2012/11/alamar-os-ridiculos-boatos-do-fim-do.html
 
 
Como vem acontecendo por muitos séculos, mais um boato de fim de mundo está no ar para assustar, amedrontar e angustiar muita gente boba e ingênua, que não se dispõe a raciocinar em cima desse tipo de questão.
 
Os boateiros irresponsáveis e insensatos preparam as suas argumentações de forma tão bem elaborada, que passam a impressão de estarem falando a verdade, supostamente com base em alguma coisa consistente e segura.
 
Sempre inventam um nome de alguém e dizem que é cientista da NASA ou PHD de alguma universidade americana ou alemã, para que a palhaçada se instale mesmo na mente das pessoas como algo real.
 
Quando ocorre algum incidente meteorológico, então, aí que eles aproveitam mesmo para fazerem circular com grande intensidade esses boatos, quando, pessoas outras, também movidas pelo mesmo coeficiente de idiotice, saem retransmitindo para tudo quanto é canto, contribuindo com a onda de amedrontar e angustiar os fracos de espírito.
 
Agora, recentemente, acabou de acontecer aquela mega tempestade nos Estados Unidos, que alagou uma parte de Nova York e causou alguma destruição, exatamente como aconteceu por outras tempestades, em outras épocas ao longo de todos os séculos que vem se sucedendo.
Aí os palhaços dão carga às suas ações, porque o perverso interesse em ver pessoas sofrendo fala sempre mais alto.
 
“Estão vendo? Olha aí, já está começando, isto é um sinal que o fim está próximo!”
 
Disseram a mesma coisa quando ocorreu o tsunami do Japão, o terremoto do Haiti, o grande tsunami de 2004 da Indonésia e vários países, os terremotos do México, terremotos do Chile... etc.
 
 

E vão continuar dizendo, toda vez que algo semelhante voltar a acontecer na Terra.
 
As pessoas não param para pensar que esse tipo de boataria já é costumeiro, que sempre existiu e que continuará a existir.
 
Antes de Jesus já havia o costume desta mesma conversa de fim de mundo. Quando houve o terremoto na região de Sodoma e Gomorra, ação que a cultura da época não sabia o que era, por conta da ignorância do povo, inventaram que foi Deus que destruiu aquela região e atribuíram a uma série de motivos. 
     
Depois que Jesus foi assassinado, inventaram outro que dizia que do ano 100 o mundo não passaria, foi quando surgiu inclusive o livro do Apocalipse, escrito por João, bem idoso e já caducando. Inventaram a tal besta do apocalipse e haja terror.
 
O ano 100 passou e não houve fim de mundo nenhum.
 
Aí transferiram para o ano 200, continuaram com a boataria que amedrontava os inseguros, mas o ano 200 chegou e não ocorreu fim de mundo nenhum.
 
Todo e qualquer novo terremoto, furacão, tsunami, erupção de vulcão ou enchente que ocorresse no mundo, ao longo dos tempos, era lido como início desse tal fim do mundo.
 
Aproxima-se o ano 1000 e inventa-se novamente, que dele o mundo não passaria. O ano 1000 chegou e não houve fim de mundo nenhum.
 
 

Aparece Nostradamus, que escreve um monte de bobagens catastróficas, e os arautos da idiotice o utilizam para tentar dar mais credibilidade às suas monstruosas profecias: O mundo vai acabar, o fim está próximo!! 
 
Surge a guerra dos cem anos e aproveitam, novamente, para dizerem que é o fim do mundo.
 
Surge a segunda guerra mundial, com Hitler fazendo as suas atrocidades, inventa-se, mais uma vez, que é o fim do mundo que está próximo.
 
Inventaram o terceiro segredo de Fátima, que a igreja não revela nunca, para que a população católica fique amedrontada com o tal fim do mundo.
 
Vários boatos ocorreram durante todo o decorrer do século XX, até que se aproxima o ano 2000.
 
Misericórdia! aí com a proliferação dos meios de comunicação, rádio, televisão, jornais, revistas, internet e todo tipo de instrumento para multiplicar a palhaçada, a boataria tomou uma dimensão enorme.
 
Um ridículo líder religioso levou todos os seus seguidores fanáticos e irracionais a se suicidarem, com essa conversa fiada de fim do mundo.
 
Algumas igrejas, que se auto rotulam como evangélicas, começaram a intensificar o amedrontamento das pessoas, com essa praga de fim de mundo, novamente, prometendo a tal volta de Jesus, e a angústia popular se intensificou.
 
Num debate com pessoas que apostavam nessa tal “verdade”, e que diziam ter certeza absoluta de que aquilo que o seu pastor dissera iria acontecer, porque “estava escrito”, eu fiz o seguinte desafio:
 
“Já que você tem tanta certeza assim, certeza absoluta de que de fato o mundo vai acabar no ano 2000, então, certamente, nada que a gente tem vai servir para nada, não é verdade? Então passe todos os seus bens para o meu nome: sua casa, seu carro e todas as coisas que você tem, mas de uma forma que eu só possa apoderar-me deles a partir de 1 de janeiro de 2001”.
 
Pergunte se alguém passou.
 
Só rindo, né?
 
É aí que a gente percebe o quanto a fé de muitas pessoas é fajuta, o que chamamos de “fé cega”, porque não tem consistência, não se baseia em lógica e em razão.
 
Papo de fim do mundo é uma das conversas mais bestas que existe na sociedade.

 
Há muito interesse por trás desses boatos


 
Os boatos sobre fim de mundo sempre ocorrem para atender a vários interesses comerciais e esse agora, de que tudo vai acabar em dezembro, faz parte de tudo isto.
 
Os consultórios dos Psicólogos e de Psiquiatras enchem, de médicos de outras especialidades também enchem, porque quando a pessoa está amedrontada, apavorada, angustiada e apavorada todo o sistema do corpo é afetado. 
     
As clínicas de repouso faturam.
 
A indústria de medicamentos tranqüilizantes passa a vender bilhões de dólares em remédios, por conta das indicações médicas e das auto-medicações.
A indústria editorial de livros de auto-ajuda fatura.
 
Em vários países a indústria de materiais de construção de alta resistência fatura bilhões de dólares, porque muita gente começa a fabricar bunks com medo de ataque nuclear.
 
 


As igrejas aumentam assustadoramente os seus faturamentos, porque a ignorância popular entende que procurando por elas está garantindo algum privilégio com Deus. E haja aumento DNA arrecadação de dízimos, trízimos e ofertas. (trízimo é o novo sistema adotado por algumas igrejas: 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo).



 
Religião adora inventar boato de fim do mundo, porque é onde o faturamento mais aumenta.
 
Muitas meninas novas, menores de idade, se apressam a experimentar o sexo, sem preservativo, já que tudo vai acabar mesmo. Daí a indústria do aborto fatura em cima.
 
A indústria dos cartões de crédito fatura, porque muita gente irracional, achando que já estamos na iminência do fim, faz um monte de compras para aproveitar bem, imaginando que não vão precisar pagar. Aí com os débitos altos, tem que entrar no crédito rotativo que é a coisa que as operadoras mais gostam.
Há gente que vende o seu patrimônio bem barato, porque quer o dinheiro para aproveitar bem o fim. Aí os espertalhões aproveitam.
 
Enfim, são muitos interesses, os mais calhordas e sem vergonhas possíveis.
 
De fato um dia o nosso sistema terá um fim

 
 
 
Especula-se que um dia o Sol se apagará, como várias estrelas que tiveram fim, o que, por conseqüência, afetará os planetas que estão ao seu redor, mas isto daqui há alguns BILHÕES de anos, o que não é motivo para humano nenhum se preocupar.
 
Infelizmente poucas pessoas têm idéia do que significam bilhões de anos.
 
Pode haver possibilidade disto acontecer antes? 
 
Pode sim, talvez daqui alguns MILHÕES de anos. 
 
Seria uma diferença enorme, não é verdade?
Mesmo assim é tempo demais.
Jesus esteve aqui na Terra, em corpo humano material, praticamente ontem, ou seja, há 2.000 mil anos apenas. Aquela estória de Adão, Eva e a Cobra, contada pelas religiões, consta que aconteceu aproximadamente 6.000 anos. 
     
Ora, dois mil ou seis mil anos, em relação a bilhões de anos, são considerados segundos, mas para nós é tanto tempo que não conseguimos nem dimensionar.
 
Há estrelas que estamos vendo nos céus das noites de hoje que já se apagaram há muito tempo.
 
Ora, mas como estamos vendo, se elas já se apagaram?
 
É que as suas luzes saíram de lá há bilhões de anos e só estamos vendo agora.

 
As tragédias continuarão normalmente


 
Do mesmo jeito como vem acontecendo a milhões de anos, os incidentes e acidentes na Terra continuarão a acontecer.
 
Virão vários terremotos, furacões, ciclones, tsunamis, enchentes, desabamentos, maremotos, gigantescas tempestades como a que ocorreu agora nos Estados Unidos... tudo isto continuará a acontecer naturalmente, muitos lares serão destruídos e muita gente morrerá, assim como morreu em Sodoma e Gomorra, há tanto tempo.
 
Aviões cairão, navios naufragarão, guerras acontecerão e talvez até alguma bomba nuclear explodirá em alguma região, matando muita gente, devido as essas ameaças de Irã, Israel e Coréia do Norte. Tudo isto é previsível.
 
E daí?
 
A Terra continuará girando em torno do seu eixo e a aproximadamente 1.600 Km/hora em torno do Sol, a Lua continuará a 380.000 Km de distância da Terra, e por aí vai. 

      
Ah, mas um grande cometa ou meteorito pode colidir com a Terra, aí será o fim!!!

 
Tudo bem, isto é possível sim, há uma probabilidade.
 
Mas raciocine bem em cima dessa probabilidade.
 
Quando você perceber voando pela sua casa algum mosquito, tipo pernilongo, muriçoca ou carapanã experimente pegar alguma coisa, menor do que ele, obviamente, e jogá-la em sua direção pra ver se você consegue acertar.
 
A probabilidade será tão infinitamente pequena que é praticamente desprezível. 
     
E ainda tem uma coisa: Os mosquitos não têm a camada atmosférica em volta deles para protegê-los de ser atacados.
 
 
Quem tem medo é gente besta


 
Eu sei que tem gente, que você conhece (eu também conheço), que morre de medo e vive apavorada com o tal boato de que o mundo vai acabar agora em dezembro.
 
Tente explicar isto para essas pessoas e mostra o quanto elas estão sendo ingênuas.
 
Quanto aos boateiros, aqueles idiotas que vivem alimentando essa conversa, com papo de calendário Maia e outras bobagens, faça um desafio a eles, que dizem ter tanta certeza disto:
 
Já que o mundo vai acabar mesmo e nada vai mais servir para você, então vamos ao cartório agora e passe todos os seus bens para o meu nome.
 
Duvido que eles vão. Não vão mesmo.
 
Entre o ano de 1997 e 1999, pelo meu programa de televisão, eu fiz este desafio para vários religiosos que alegando estarem baseados na “palavra de Deus” me garantiam que o mundo acabaria no ano 2000.
 
Pergunte se algum topou o desafio.
 
Portanto contribuamos para eliminar este medo besta das pessoas que estão perto de nós, porque estaremos fazendo uma grande Caridade para com o nosso próximo.
 
Dezembro está entrando aí e o fim de mundo de muita gente é a bobeira de ter que gastar um monte de dinheiro em festas e formalidades de finais de ano, só porque todo mundo gasta e, por serem “maria-vai-com-as-outras”, acham que tem que fazer a mesma coisa.
 
Esse tipo de burrice que faz com que muita gente se encha de dívidas, estourando seus cartões de crédito e até utilizando limites do cheque especial para satisfazer ao interesse do comércio lojista, isto sim é final de mundo, porque promove angústias depois.
 
Eu, que não quero estar inserido no universo da idiotia popular, se tiver que comprar alguma coisa, como roupas, eletrodomésticos, etc... deixarei para fazer em janeiro, quando tudo estará em liquidação.
 
 
2013 virá e poderemos ser felizes ou infelizes
 
Isto não depende de ninguém, só depende de nós.
 
O que você plantar, em 2013, você colherá.
 
Alguns acham que se vestindo de branco na noite de 31 de dezembro garantem um bom ano novo.
 
Mas são tão bestas que fizeram a mesma coisa no ano passado, ano retrasado, repetindo há vários anos com a mesma formalidade, não viram nada de especial por conta disto e continuarão a repetir a mesma bobagem.
 
Como tem gente besta no mundo, misericórdia.

 
Abração.

 
Alamar Régis Carvalho
Analista de sistemas, escritor e ANTARES Dinastia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***

Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads