Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AO VIVO - Direto de Ribeirão Preto - hoje 29/01/15 - Haroldo Dutra Dias




AO VIVO - Direto de Ribeirão Preto - hoje - Haroldo Dutra Dias
29/01/2015 – Quinta-feira – Ribeirão Preto 
Local - Cine Clube Cauim 
Rua São Sebastião, 920 – Centro. 
Horário: 19 h Mostra de Livros - 20 h Conferência







--
Visite, quando Puder, o Blog  Espírita Olivia
Tacaraci Fernandes Vieira

Edições - BLOG OLÍVIA ESPÍRITA


Posted: 29 Jan 2015 05:42 AM PST
Posted: 29 Jan 2015 05:39 AM PST
Mensagem psicografada pelo médium Alfredo Luiz di Palma Albarello enviada pelo espírito de luz medico Dr.Fritz


Posted: 29 Jan 2015 05:28 AM PST
Posted: 29 Jan 2015 05:12 AM PST
Posted: 29 Jan 2015 04:44 AM PST
Reportagem exibida no programa "Fantástico - O Show da Vida", em 09/03/1989, sôbre o especial de duas horas apresentado na tv americana: "Ufo Cover-Up Live", ancorado pelo ator Mike Farrell. Na versão editada brasileira o narrador é Sérgio Chapelin. Participam do programa Thomas McDonough, Robert Friend, William Coleman, Neil Daniels, Robert Nathan, Bruce Macabee, Leonard Nikishin, Sergei Bonlantser, Budd Hopkins, Dra. Rima Laibow, Lisa Salviano, Al Racine e Peter Layon.









Posted: 29 Jan 2015 04:19 AM PST
Vídeo dedicado ao "Grupo Espírita Solidariedade". A seleção das músicas refere-se ao disco "Música à Luz da Oração" de Henrique Simonetti, lançado pela gravadora RGE em 1958. Link para download do disco original - http://www.mediafire.com/download/kixhofqmot133mh/M%C3%BAsica+%C3%80+Luz+da+Ora%C3%A7%C3%A3o+Vol.+1+-+Henrique+Simonetti+%281958%29.rar







Posted: 29 Jan 2015 04:02 AM PST
Posted: 29 Jan 2015 04:00 AM PST
"Maior médium espírita do Brasil encontra Papa Francisco hoje (28.01.15) Obrigada a todos do Vaticano e da Embaixada Brasileira e amigos jornalistas que ajudaram a tornar possível esse sonho. Meses de negociações. Dois franciscanos finalmente se encontram. Ana Landi." — emCittà del Vaticano.






















Vania Maria de Souza
Posted: 29 Jan 2015 03:59 AM PST
https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2015/01/29/o-papa-francisco-recebeu-divaldo-pereira-franco-franco/

DIVALDO FRANCO, UM DOS MAIORES E MAIS RESPEITADOS MÉDIUNS ESPÍRITAS DO BRASIL E DO MUNDO, FOI RECEBIDO PELO PAPA FRANCISCO HOJE, 28 DE JANEIRO DE 2015.
NOSSA PROFUNDA GRATIDÃO A TODOS DO VATICANO, DA EMBAIXADA BRASILEIRA E À GRANDE JORNALISTA ANA LANDI QUE TORNARAM POSSÍVEL ESSE ENCONTRO DE DOIS CIDADÃOS CÓSMICOS, AMADOS FRANCISCANOS QUE TRABALHAM ARDUAMENTE PELA JUSTIÇA, PELA PAZ, PELO BEM E PELO AMOR ENTRE TODOS OS SERES.

OBRIGADA, QUERIDA ANA LANDI, POR SEU IMPORTANTE E LUMINOSO TRABALHO NA SEARA DO BEM! DEUS A ABENÇOE SEMPRE MAIS!

É COM IMENSA ALEGRIA QUE COMPARTILHO ESSA BOA NOTÍCIA!
HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL! VIBRAÇÕES DE AMOR E ALEGRIA PARA O PAPA FRANCISCO, DIVALDO FRANCO, VOCÊ, ANA LANDI, E TODOS NÓS!
MUITA LUZ!…✫✫..¸.•°✫✫..¸.•°✫

PAZ E BEM!
NAMASTÊ,
Posted: 29 Jan 2015 03:56 AM PST
Posted: 29 Jan 2015 03:03 AM PST


O FENÔMENO DA MORTE


 Presente e constante na existência humana, o fenômeno da morte constitui uma fatalidade da qual ninguém consegue eximir-se.

Ocorrendo a cada momento nas células, que também se renovam, ocasião chega em que a anóxia cerebral se encarrega de parar as funções do tronco encefálico, interrompendo a ocorrência biológica da vida física.

Todos os seres que nascem morrem, dando prosseguimento ao milagre da vida em outra dimensão, aquela de onde tudo procede.

O objetivo essencial da existência física, em consequência, é a construção e a vivências dos valores éticos responsáveis pelo progresso incessante do Espírito até o momento em que alcança a plenitude.

Mesmo nos reinos vegetal e animal, o processo de nascimento e morte obedece à planificação do desenvolvimento evolutivo da essência divina presente em tudo e em toda parte como fundamental manifestação da vida.

Desde quando criado o ser, o deotropismo atrai-o com força dinâmica inescapável...

Ao atingir a fase do instinto, desenham-se-lhe no psiquismo, pelas experiências, os pródromos da razão, passo gigantesco no rumo da angelitude.

Fixar os valores que dignificam e elevam, que o libertam das heranças grosseiras da fase antropológica primitiva, torna-se-lhe, portanto, imposição inevitável que o arrasta no rumo da ascese, que se lhe constitui meta a ser conquistada.

Passo a passo, experiência após vivência, a ânsia de alcançar a paz e a sabedoria estimula-o ao prosseguimento, mesmo quando sob ações penosas do sofrimento, decorrente da desatenção e da rebeldia ante as leis que regem o universo.

Parte integrante do Cosmo, essa unidade minúscula que é o ser humano, à semelhança de uma miocropartícula que forma a unidade atômica, deve manter a sua constância sob o comando da consciência lúcida que reflete o estágio em que se encontra.

As ocorrências desastrosas por falta de discernimento, por teimosia dos instintos agressivos, retardam-lhe a marcha, sem dúvida, porém, não impedem que ocorram novas oportunidades vigorosas em provações ou expiações pungitivas que se encarregam de corrigir as anfractuosidades morais e os desvios comportamentais, impondo a conduta correta como a solução adequada para o equilíbrio e o bem-estar.

Viver é automático, porém, bem viver, selecionando as questões que promovem os sentimentos e a inteligência em níveis mais elevados, para a conquista da sabedoria, deve ser o objetivo de máxima importância para todo viajante na indumentária carnal.

Sócrates, totalmente lúcido e decidido a demonstrar a sua grandeza moral em fidelidade a tudo quanto ensinou e viveu, recebeu a morte como um grande bem.

Instado a fugir por Críton, que houvera organizado um plano audacioso com os seus demais amigos, surpreendeu-se e o repreendeu, demonstrando que as leis, mesmo quando injustas, devem ser obedecidas, de modo que a sociedade aprenda a estabelecer códigos de nobreza.

Caso fugisse, evidenciaria que era realmente o que dele diziam os inimigos, especialmente aqueles que o levaram ao tribunal com infâmias grosseiras.

E sofismando a respeito da existência, qual fizeram antes os juízes, anuiu com tranquilidade à sentença infame, demonstrando que a existência física é uma experiência de iluminação e não uma pousada para o prazer infinito.

Buda, de igual maneira, despedindo-se dos discípulos que aguardavam mais informações, a fim de darem continuidade à divulgação dos seus pensamentos, informou que lhes legava o dharma – a ordem universal imutável – e, serenamente abandonado por muitos que antes o assistiam, silenciou a voz e retornou à pátria da imortalidade.

Jesus é o exemplo máximo, porque no auge dos sofrimentos pôde pronunciar frases que assinalariam com vigor a sua despedida, desde o perdão aos crucificadores que não sabiam o que estavam fazendo (Lucas, 23:34), até entregar a mãezinha aos cuidados do discípulo amado e este ao seu carinho (João, 19:26-27), rompendo os laços da consanguinidade terrestre em favor da fraternidade universal.

Foi mais além, dialogando com o ladrão que lhe suplicava ajuda e socorrendo-o com a resposta da sublime esperança da sua entrada no reino dos Céus (Lucas, 23:43), assim que se desvencilhasse das asperezas dos erros, e se cumprisse tudo para quanto viera, num inolvidável silêncio após o tudo consumado(João, 19:30).

Logo mais, porém, retornava em júbilo na madrugada esplendente de sol e de beleza, confirmando a imortalidade e o triunfo da vida sobre contingência material, de modo que os amigos e quantos outros que o viram pudessem superar a injunção corpórea e voar nos rumos do Infinito.

Francisco de Assis, sofrido pela ingratidão de alguns dos melhores companheiros, ferido e maltratado, sem forças nem resistências orgânicas, exauriu-se lentamente, cantando sempre até o último hausto, a ponto de ser censurado por tanta alegria...

Todos aqueles que descobriram a imortalidade enfrentaram o fenômeno da consumpção dos tecidos orgânicos com estoicismo e naturalidade, alegrando-se com o término da tarefa terrestre abraçada, de modo a retornarem vitoriosos ao grande Lar de onde partiram no rumo do planeta terrestre.

Reflexiona diariamente a respeito da tua partida em direção à imortalidade, preparando-te, a fim de que não te fixes em interesses mesquinhos retentivos da retaguarda material. Treina o pensamento em considerações constantes em torno da desencarnação, porquanto ela chegará, talvez, quando menos a esperes.

Se tiveres a felicidade de enfermar por longo prazo, diluindo os liames retentivos do corpo físico, isto será uma bênção.

Mas se fores convocado repentinamente, deixa-te conduzir com alegria, certo de que viverás.

Nada obstante, prepara-te conscientemente para enfrentar esse fenômeno terminal, agradecido ao corpo que te vem servindo de instrumento para a evolução, bem como a tudo quanto te ocorre na atual conjuntura evolutiva.


Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na tarde de 2 de junho de 2014, na residência de Dominique e Armandine Chéron, em Vitry-sur-Seine, França. Do site: http://www.divaldofranco.com.br/mensagens.php?not=287.

Acesse o nosso site: www.caminhosluz.com.br
Posted: 28 Jan 2015 05:08 PM PST
Posted: 28 Jan 2015 04:24 PM PST
Posted: 28 Jan 2015 11:35 AM PST






AO VIVO, HOJE, HAROLDO DUTRA DIAS
Hoje (28/1/15) às 19h30 HBV AO VIVO na www.RadioFraternidade.com.br
Palestra  Pública com o tema: PAULO E O EVANGELHO DE JESUS
Expositor: Haroldo Dutra Dias (MG).
Promoção: Grupo Espírita Irmão Gabriel
LOCAL: Centro de Convenções de Pirassununga - Av. Painguas, 2014 – Pirassununga/SP
ENTRADA GRATUITA

Equipe Web Rádio Fraternidade:
Transmissão/colaborador voluntário: Renato Batista
Apoio à distância/monitoramento: Rubens De CastroElaine Cristina e Gilson Ferreira

Dica: Enquanto estiver no trânsito, em filas de espera (consultório, banco, etc), você poderá acessar a Web Radio Fraternidade por um smartphone que tenha acesso à internet, da seguinte forma:
1. Baixe e instale nosso aplicativo (app) acessando https://play.google.com/store/apps/details?id=radio.fraternidade.app&hl=pt_BR ;
2. Insira no navegador de internet do seu smartphone www.RadioFraternidade.com.br; ou
3. Baixe e instale o aplicativo (app) TuneIn Radio, pesquise por "Web Radio Fraternidade" e toque em "seguindo"

Maneiras de interagir com a Web Rádio Fraternidade:
- Registrando um recado no site www.RadioFraternidade.com.br na parte inferior da página;
- Acessando, curtindo e fazendo comentários na página do facebookwww.facebook.com/WebRadioFraternidade;
- Participando do Grupo no facebook www.facebook.com/groups/WebRadioFraternidade;
- Twitando p/ @RadFraternidade ou acessando www.twitter.com/RadFraternidade;
- Pelo chat (conversando por texto): http://webchat.freenode.net/?channels=WebRadioFraternidade&uio=d4;
- Acessando, curtindo e fazendo comentários na página do youtube: www.youtube.com/WRFraternidade;
- Enviando email para faleconosco@radiofraternidade.com.br; ou
- Gravando mensagem falada no Skype radio.fraternidade.

"O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação." (Emmanuel, capítulo "Socorro Oportuno", do livro "Estude e Viva" psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, ditado pelo Espíritos Emmanuel e André Luiz)

"Ave, Cristo! os que aspiram à glória de servir em teu nome te glorificam e saúdam!" (Emmanuel, final do prefácio do livro "Ave Cristo")

#WebRadioFraternidade
#AoVivo
#PalestraEspirita
#SeminarioEspirita
#ConferenciaEspirita
#espirita
#espiritismo
#DoutrinaEspirita
#AllanKardec
#Kardec
#HaroldoDutraDias
#HaroldoDutra
#SER
#PortalSER






Visite, quando Puder, o Blog  Espírita Olivia
Tacaraci Fernandes Vieira
Posted: 28 Jan 2015 11:33 AM PST




28/01 - 20:00 às 21:00
28/01 - 20:30 às 21:30 

Participem na Sala de Conferência Estudando Espiritismo, acessem com sua conta de Facebook, Gmail, G+ ou Twetter através de sua inscrição pelo link: https://business-hangouts.com/register.php?m=MTgxNzJ8Mzc1NzA%3D
Será ao vivo, com imagem e áudio e interatividade com os participantes
Não há necessidade de instalar nada, só confirmar e prosseguir. 
28/01 - 21:00 às 22:00
28/01 - 21:00 às 22:00 - Interativo pelo Chat da RAE
28/01 - 21:35 às 23:00
Participem na Sala de Conferência Estudando Espiritismo, inscrevendo-se e acessando:
https://business-hangouts.com/register.php?m=MTgyMDl8Mzc2ODc%3D
Basta logar com sua conta do Facebook, Twitter, Gmail, G+ ou seu e-mail e nome.
Transmissão simultânea do áudio também pela Rádio Amigo Espírita 3
http://www.redeamigoespirita.com.br/page/radio-amigoespirita3
Visite REDE AMIGO ESPÍRITA em: http://www.redeamigoespirita.com.br/?xg_source=msg_mes_network







Visite, quando Puder, o Blog  Espírita Olivia
Tacaraci Fernandes Vieira
Posted: 28 Jan 2015 11:28 AM PST
http://www.openculture.com/2015/01/hear-gandhis-famous-speech-on-the-existence-of-god-1931.html

Um símbolo perfeito dos mecanismos de domínio britânico sobre a Índia, o sal actua proibida índios de acesso e comércio de seus próprios recursos, forçando-os a comprar o sal de um monopólio de britânicos, que o mineral fortemente tributados. Em 1930, em um dos atos que definem sua Satyagraha movimento, Mohandas Gandhi decidiu desafiar a Lei de sal com um gesto-a muito grande marcha , com milhares de seus partidários, a uma distância de mais de 200 quilômetros, até o Mar da Arábia. Uma vez lá, seguindo o exemplo de Gandhi, a multidão começou a recolher o sal do mar, o que levou a polícia coloniais britânicas para prender mais de 60.000 pessoas, incluindo o próprio Gandhi.

A ação de 1930, o primeiro organizado ato de desobediência civil após o Congresso Nacional do Índio ' declaração de independência , chamou a atenção do vice-rei, Lord Irwin, que tinha vindo a orientar medidas de repressão duras contra o crescente movimento de independência, e em janeiro de 1931, após a sua libertação, Gandhi e Irwin assinaram um pacto . Gandhi concordou em acabar com o movimento; Irwin concordou em permitir que os índios para fazer seu próprio sal, e os índios teriam um papel igual ao negociar o futuro da Índia. Funcionários britânicos ficaram indignados e nojo. Winston Churchill, por exemplo, firme oposição à independência, convocou a reunião dos dois líderes de um "espetáculo repugnante e humilhante", dizendo que "Gandhi-ism e tudo que ela representa terão que ser ultrapassadas e esmagado." (Churchill favoreceu deixando Gandhi morrer se ele entrou em greve de fome.)

Os termos do pacto, é claro, não era titular, eo movimento continuará até que uma eventual independência em 1947. Mas Gandhi tinha não só conseguiu provocar a ira dos colonialistas britânicos; ele também ganhou muitos adeptos na Inglaterra. Um deles, Muriel Lester, convidou o líder indiano para ficar com ela em Londres em um centro comunitário que ela tinha fundado chamado Kingsley Hall. "Ele gostava de sua estadia aqui", diz o atual gerente Kingsley Salão David Baker ", e era sábio, porque se ele tivesse ficado no West End a imprensa teria satirizado. Ele não teria tido uma vida, mas aqui ele foi deixado sozinho e deu a volta nas ruas. Ele queria ficar com as pessoas que ele viveu com a Índia, ou seja, os pobres. "No entanto, Gandhi não foi totalmente ignorado pela imprensa. Enquanto em Kingsley, ele fez um breve discurso, que você pode ouvir acima, e a BBC estava lá para gravá-la.

No discurso, Gandhi diz absolutamente nada sobre a independência da Índia, a opressão britânica, ou as metas e táticas do movimento. Ele não diz absolutamente nada sobre política ou quaisquer assuntos mundanos qualquer. Em vez disso, ele dá palestras sobre a existência de Deus ", um poder misterioso indefinível que permeia tudo", e que "desafia toda a prova." Gandhi testemunha "uma lei inalterável rege tudo e todos os seres que existe ou vidas", embora ele também confessa "que eu não tenho nenhum argumento para convencer por meio da razão." Em vez disso depende de analogias, sobre coisas que ele "percebe vagamente," sobre as "pesquisas maravilhosas [engenheiro indiano e cientista] Sir JC Bose , "e sobre" as experiências de uma ininterrupta linha de profetas e sábios em todos os países e climas. "Não é um discurso provavelmente para convencer qualquer um que não é já uma espécie de um crente, eu acho, mas é de muito interesse para qualquer pessoa interessada na história da independência da Índia e em vida e mensagem de Gandhi.

 
Posted: 28 Jan 2015 11:21 AM PST



A vida terrena pode ser comparada a um curso numa escola muito dinâmica. Oferece ao Espírito que nela se matricula uma programação capaz de fazê-lo chegar ao Pai Criador, de forma eficiente e gradativa.
Nesse curso, cada um extrairá dele o que realmente precisa para o enriquecimento do seu currículo.
Cada qual demora o tempo que lhe é devido, em razão do tipo de coisas que precisa aprender, dentro do grande projeto de Deus, chamado eternidade.
O período inicial, a introdução do curso, se chama infância. Todos sabemos que para se conseguir avançar em qualquer curso, a base se faz indispensável. Quem deseja aprender a ler, começa por tomar contato com as vogais, o alfabeto, para depois unir sílabas, palavras e elaborar frases.
A infância é o período em que devem ser trabalhadas as virtudes, os valores, disciplinando as paixões e os maus hábitos.
Quando a criatura chega na adolescência, adentra o primeiro estágio do curso. Nessa fase, expressará tudo o que a infância tenha fixado de grandezas ou de pequenezes, de belezas ou de feiúras, aos níveis do avanço intelectual e progresso moral.
Superados os tempos adolescentes, chegará o segundo estágio, o da juventude.
O período da madureza seria o terceiro estágio, onde quase sempre enfrenta os desafios das realizações do casal, da criação e encaminhamento dos filhos, das conquistas profissionais.
E, finalmente, ingressa no quarto estágio, que seria a velhice. Nesse, pesará toda a bagagem de conhecimentos, de desenvolvimentos que haja elaborado através do tempo. As bênçãos de afetos conquistados, as alegrias pela colheita de ternura, júbilos pelas memórias felizes de feitos, saudáveis lembranças ou lamentos por eventual mau aproveitamento das horas.
Cada fase é importante. Tem suas particularidades. Quando a introdução do curso tenha sido bem feita, isto é, a infância bem trabalhada, a adolescência tenha realizado investimentos para a madureza, com boas ações na juventude, o adulto se apresentará equilibrado.
Se tiverem sido mal feitos os estágios precedentes, menos recursos terá o indivíduo adulto para trilhar com segurança a estrada que lhe está assinalada.
Dessa forma, cada período de vida na Terra se torna importante. O objetivo é o crescimento para Deus que, como zeloso Pai, está sempre atento, por meio de Suas Leis, aos boletins de aproveitamento dos Seus filhos.
Contemplada desse ponto de vista, a vida deixa de ser um simples desenrolar de dias, cheios de tarefas, correrias e cansaço, para se tornar uma oportunidade excelente de progresso.
E quem quer que se conscientize de que participa de um curso de aperfeiçoamento, entenderá que tudo que ocorre tem uma razão para acontecer.
Então, a dificuldade deixa de ser incômoda para se transformar em chance de testar a capacidade de resolver problemas.
A multiplicidade das tarefas que exige atenção não é problemática de difícil solução, pelo contrário, é motivo de disciplina e aproveitamento do tempo.
A enfermidade deixa de ser vista como infelicitadora para se tornar uma amiga que permite testar a possibilidade de superar limites.
Enfim, tudo, a cada dia, ganha destaque e relevância, pois entra no cômputo da graduação para o progresso individual do ser.
Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Estágios da reencarnação na Terra, do livro Desafios da educação, pelo
 Espírito Camilo, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 28.1.2015.
Posted: 28 Jan 2015 11:08 AM PST




                                           Caso não visualize, veja aqui
Campanha de Alimentos para Remanso Fraterno. Você pode participar sem sair de casa.
Participe da campanha de alimentos do Remanso Fraterno. Visite nosso site e saiba mais. remansofraterno.org.br
Campanha de Alimentos para Remanso Fraterno
Você pode participar sem sair de casa

Visite, quando Puder, o Blog  Espírita Olivia
Tacaraci Fernandes Vieira
Posted: 28 Jan 2015 11:05 AM PST
Centro Espírita Caminhos de Luz-Pedreira-SP-Brasil

MANSOS DE CORAÇÃO



 Quando Jesus proclamou a felicidade nos mansos de coração, não se propunha, de certo, exaltar a ociosidade, a hesitação e a fraqueza.

Muita gente, a pretexto de merecer o elogio evangélico, foge aos mais altos deveres da vida e abandona-se à preguiça e à fé inoperante, acreditando cultivar a humildade.

O Mestre desejava destacar as almas equilibradas, os homens compreensivos e as criaturas de boa vontade que, alcançando o valor do tempo, sabem plantar o bem e esperar-lhe a colheita, sem desespero e sem violência.

A cortesia é o primeiro passo da caridade.

A gentileza é o princípio do amor.

Ninguém precisa, pois, aguardar o futuro, a fim de possuir a Terra. É possível orientá-la hoje mesmo, detendo-lhe os favores e talentos, entre os nossos semelhantes, cultuando a bondade fraternal.

As melhores oportunidades de cada dia no mundo pertencem àqueles que melhores se fazem para quantos lhes rodeiam os passos. E ninguém se faz melhor, arremessando pedras de irritação ou espinhos de amargura na senda dos companheiros.

A sabedoria é calma e operosa, humilde e confiante.

O espírito de quem ara a Terra com Jesus compreende que o pântano pede socorro, que a planta frágil espera defesa, que o mato inculto reclama cuidado e que os detritos do temporal podem ser convertidos em valioso adubo, no silêncio do chão.

Se pretendes, pois, a subida evangélica, aprende a auxiliar sem distinção.

A pretexto de venerar a verdade, não aniquiles as promessas do amor. Abraça o teu roteiro, com a alegria de quem trabalha por fidelidade ao Sumo Bem, estendendo a graça da esperança, a benefício de todos, e, um dia, todos os que te cercam e te acompanham entoarão o cântico de bem-aventurança que o teu coração escreveu e compôs nos teus atos, aparentemente pequeninos de fraternidade e sacrifício, em favor dos outros, em tua jornada de ascensão à Divina Luz.





Pelo Espírito Emmanuel - Do livro: Escrínio de Luz, Médium: Francisco Cândido Xavier.




Acesse o nosso site: www.caminhosluz.com.br
Posted: 28 Jan 2015 11:00 AM PST
Posted: 28 Jan 2015 10:57 AM PST

Posted: 28 Jan 2015 07:17 AM PST




27/01 - 15:00 às 16:00
27/01 - 16:00 às 17:00 - somente áudio
27/01 - 19:00 às 20:00
27/01 - 20:00 às 21:00
27/01 - 21:30 às 23:00
27/01 - 21:30 às 23:00 
Hoje 27/01 das 21:30 às 23:00hs teremos estudo interativo com o expositor Vinicius Lara (da cidade de Bicas/MG).
Para quem perdeu a primeira aula, poderá acompanhar ao vivo pela Sala de Conferência Estudando Espiritismo da Rede Amigo Espírita através do Hangout
Participem acessando : https://business-hangouts.com/register.php?m=MTgxNjJ8Mzc1NTY%3D
Basta logar com sua conta do Facebook, Twitter, Gmail, G+ ou seu e-mail e nome.
Transmissão simultânea do áudio também pela Rádio Amigo Espírita 3
http://www.redeamigoespirita.com.br/page/radio-amigoespirita3
Visite REDE AMIGO ESPÍRITA em: http://www.redeamigoespirita.com.br/?xg_source=msg_mes_network







Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads