Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tolerancia Religiosa e o Crescimento do Espiritismo








Chico Xavier e o Crescimento do Espiritismo
Em apenas quatro décadas, o país mais católico do mundo se tornou a maior nação espírita do planeta. A doutrina filosófica, científica e religiosa, que acredita na comunicação com os mortos, nasceu na França com Allan Kardec, mas foi pelas mãos e pelo coração de Chico Xavier que cresceu e se multiplicou. Segundo estatísticas da Federação Espírita Brasileira, existem, atualmente, 2,5 milhões de espíritas praticantes e mais de 30 milhões de simpatizantes espalhados pelo Brasil. “Chico Xavier ampliou, explicou e desenvolveu a doutrina de Kardec. O Espiritismo até o Chico era um. Dele para cá, é outro. Ficou mais fácil”, diz Gilson Azevedo Bordallo, 74 anos, um dos fundadores da Casa Espírita Eurípedes de Barsanulfo, em Jacarepaguá. A expansão do Kardecismo se deve ao trabalho de divulgação feito por Chico ao longo de seus 92 anos. Chico Xavier foi o responsável pelo aumento dos adeptos, ele triplicou os seguidores do Espiritismo no Brasil.
O médium brasileiro se tornou o homem mais importante da doutrina espírita mundial e chegou a ser indicado ao Nobel da Paz, em 1981, numa campanha nacional concorrendo com o papa João Paulo II. Artistas como Elis Regina e Roberto Carlos se engajaram no movimento que chegou a recolher 10 milhões de assinaturas. Dois anos antes, Chico Xavier foi a estrela do programa de entrevistas Pinga Fogo, na extinta TV Tupi, a maior audiência da TV brasileira. No último programa, Chico psicografou uma mensagem ao vivo diante das câmeras. “O programa marcou a virada de Chico. Ele conquistou o Brasil ali”, diz o jornalista e biógrafo de Chico, Marcel Souto Maior. A admiração por ele segue até hoje: ontem, dia do centenário de nascimento do médium, caravanas de MG, SP, SC, GO e PR foram a Uberaba (MG) homenageá-lo.
Chico Xavier psicografou 451 obras, 39 delas publicadas após sua morte; vendeu 50 milhões de livros. Todo o valor arrecadado foi destinado às instituições filantrópicas. Com todo esse dinheiro Chico poderia viver com muito conforto, mas preferiu na simplicidade da casa onde vivia.
O crescimento do Espiritismo esta ligado a vários fatores tais como; crescimento natural da população e a busca por respostas que outras religiões não possuem. Sua ligação com a Ciências psíquicas e naturais e atualidade em todos os assuntos, filosofia racional, literatura acessivel e de fácil assimilação, além das praticas mediúnicas que vem curando doenças que a medicina tradicional ainda não tem conseguido sanar.  O Espiritismo vem despertando interesse dentro de inúmeras universidades, não somente no Brasil, mas no mundo.
A máquina de escrever de Chico Xavier, onde "saiu" centenas de livros.
Os números do Espiritismo.
Em apenas 60 anos o números de espíritas no país triplicou.
1950  825 mil
1960  978 mil
1970 1,2 milhões
1980 1,5 milhões
1990 2,2 milhões
2000 2,3 milhões
2010 2,5 milhões
Renda
Possuem renda 150% maior que a média nacional.
48% dos espíritas recebem menos que  5 salários e 52% ganham mais de 5 salários mínimos.
 Educação
77% têm entre 8 a 15 anos de escolaridade 10 anos a mais do que a média dos católicos brasileiros.
Simpatizantes
No Brasil estima-se entre 30 milhões de simpatizantes e mais de 10 milhões no resto do mundo.
Livros
Os espíritas fazem parte do grupo religioso que mais lê,  hoje no total existem 130 editoras que colocam no mercado 300 novos títulos a cada ano. Média alta num pais onde a maioria do povo lê apenas 1,8 livro ao ano.

“O Espiritismo é toda uma Ciência, toda uma Filosofia. Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição, submeter-se a um estudo sério e persuadir-se de que, mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando.” – Allan Kardec
 Fonte: Jornal O Dia - 04/04/2010
Federação Espírita Brasileira( FEB) e IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***

Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads