Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A MAIOR FUNÇÃO DO ESPIRITISMO


A doutrina Espírita, grande e bela através de quaisquer de seus aspectos, sua maior e mais bela diretriz não é outra senão a educacional.

Curar enfermos da alma e do corpo é grande. E o Espiritismo realiza-o, integrando esta ordem incisiva do Divino Mestre: "Em meu nome, expelirão demônios (curas de obsidiados); porão as mãos sobre os enfermos e os curarão". (Marcos XVI-17-18).

 Realizar obras de assistência social que amparem enfermos, crianças e velhos abandonados, desvalidos de toda sorte, é grande e belo, além de constituir parte daquelas obras pelas quais seremos julgados.

 Demonstrar prodígios de toda ordem, que possam abalar a resistência da incredulidade letrada e endurecida, (e em meu nome, —diz o Cristo—falarão outras línguas, pegarão em serpentes; se beberem qualquer cousa mortífera, não Ihes fará mal algum (Mar. XV1, 17 e 18) é de suma importância.

 Entrar no contato com os "mortos", afim de aprender as verdades que vão felicitar os vivos, é maravilhoso.

 Sua verdadeira obra, porém, é a da educação, é a do ensino dos Evangelhos em espírito e verdade. Ensino e educação que nos ponham na posse da justiça de Deus, para recebermos tudo o mais de acréscimo. Quem, assim, por meio dessa educação, formou seu espírito, será espírito que, de futuro, dispensará asilo de mendicidade e manicômios, a esmola do pão, da água e do abrigo, sobre estar livre de obsessões e viver no conhecimento e nas graças de todos os prodígios que vimos. recebendo tudo de acréscimo, recebeu, implicitamente, as defesas e os poderes de que carece.

 O Espiritismo feito o próprio Cristianismo restaurado, e os espiritistas, consequentemente, como os cristãos novos, tal como vão apregoando, por ai a fora, os espíritos de luz, o que tem a fazer são as mesmas obras e seguir os mesmos exemplos do cristianismo, e dos cristãos primitivos, e dos apóstolos. E a estes, despachou o Cristo para a Vida, deste jeito:—Ide e pregai, dizendo—: ''É chegado o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios, de graça recebestes, de graça dai", como está em Mateus (X, 7 ) e E enviou-os (aos discípulos) a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos, afirma Lucas (IX, 2). Saindo eles, pregavam que se arrependessem, e expulsassem demônios, e curassem enfermos, diz-nos Marcos, (VI 12 e 13).

Como vemos, a pregação, que é a educação, que é o ensino, em primeiro lugar. Depois, então, a cura de enfermos, e outras atividades doutrinarias...

 Um confrade houve em New  York, que lançou, há coisa de um lustro, pelos jornais doutrinários norte-americanos, este apelo aos espiritistas: "Menos Centros Espiritas e mais Escolas".

 Menos centros, na verdade, de espiritismo, desde que tais centros só se preocupem, sem nenhuma finalidade cristã-educativa que beneficie a humanidade, com as comunicações de espíritos, com esse espiritismo pratico que, nem por mais agradar geralmente, deixa de estar eriçado de tais dificuldades que, por vezes,  pode ser tudo, menos espiritismo, servindo, ainda, para dificultar a marcha da Doutrina. É, aliás, o que nos diz Allan Kardec: "O Espiritismo experi mental está cercado de muito mais dificuldades do que se acredita geralmente, e os escolhos que ai se encontram são numerosos; é o que produz tanta decepção nos que dele se ocupam sem terem a experiência e os conhecimentos necessários. "

Conhecimentos e experiências necessárias, escolhos afastados e dificuldades vencidas, ainda por obra e graça da educação. Por isso que nunca podemos compreender como possa a ignorância e a incultura (incultura e ignorância a respeito das coisas da Doutrina Espírita) se enquadrar no Espiritismo. Doutrina que, por dificílima, nunca se disse que o Espiritismo fosse uma ciência fácil, escreve Allan Kardec; que, por essencialmente evolutiva como toda a ciência ("O Espiritismo é ciência da qual apenas conhecemos o A. B. C." diz Flamarion), não pode, por isso mesmo, ser assimilada sem estudos e observações por qualquer comodista e descuidado.

 Estamos, assim, em que um centro de espiritismo não é nem deve ser. apenas, uma casa de orações. Estamos em que não devemos correr até aí apenas para entoar rezas às Forças do Alto e ouvir, aceitando sem melhor análise, tudo que do Alto nos venha. Um centro de espiritismo deve ser. e é, acima de tudo, uma casa de estudos, uma verdadeira escola, onde se deve estudar a mais difícil das ciências,—a Ciência, da Imortalidade; a mais complexa das filosofias —a Filosofia do Espírito; a mais lógica e doce das religiões — a Religião do Cristo interpretada em espírito e verdade.

Assim, o que ai se deve fazer, principalmente, essencialmente preferentemente, e, logo após a prece—e a prece é bem a chave de ouro com que tais, reuniões devem começar e terminar!—; o que aí se deve fazer primeiramente, é estudar a Doutrina com método, analítica e racionalmente. Depois, então. se sobrar tempo...

 E nestes estudos, a nossa reeducação, caso sejamos educados. Ou nossa auto-educação!

 E a par de nossa auto-educação, ou reeducação, a educação de nossas crianças, esses legados preciosíssimos que Deus nos confiou exatamente para sermos seus mentores e guias..

FONTE: O Espiritismo é Obra de Educação.  Trecho da Tese apresentada  ao 1º Congresso de Jornalistas Espíritas, realizado de 15 a 24 de novembro de 1939, por Leopoldo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***

Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads