Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






Pesquisar este blog

Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Arquivo do blog

Role a barra

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES


Tradutor Google

BEM VINDOS À ÊSSE BLOG

BEM VINDOS À ESSE BLOG


Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








sexta-feira, 10 de junho de 2016

ESTAMOS NO ALÉM - FRANCISCO C. XAVIER ESPÍRITOS DIVERSOS

https://goo.gl/eRzjGA 

 ESTAMOS NO ALÉM 

...
 Reunidos em agradável diálogo, comentávamos alguns temas de elevação, com a maioria dos comunicantes amigos, cujas páginas formam este livro, quando foi abordada a questão do título para nomeá-lo. 

 - É preciso encontrar uma anotação simples, 
- dissemos. 
 - Que apresente o conjunto de nossas mensagens? 
– perguntou um companheiro. 
 - Sim, 
- confirmamos. 
 - Por que semelhante preocupação?
 Outro amigo aditou:
 - Acaso, não compreendes? 
 E à frente do interlocutor encabulado, rematou: 
 - Ante os amigos do Plano Físico, estamos no Além. 
 A frase nos atingiu, de tal modo, que o título surgiu: 

“estamos no Além”.

 E aqui tens, leitor amigo, o livro despretensioso que te ofertamos à leitura e à meditação. 
 Que estas páginas de amor e consolação, reencontro e reconforto consigam auxiliar-te na renovação íntima, 
que todos aspiramos a alcançar, sob o amparo de Jesus, são os nossos votos.

 Emmanuel 

 Uberaba, 2 de janeiro de 1983. 

 RENÊ OLIVA STRANG UNINDO CORAÇÕES 

 Na manhã de 6 de julho de 1979, em acidente automobilístico na Via Anhanguera, o jovem René Oliva Strang, com apenas 19 anos de idade, deixou o mundo material. Renezinho, assim chamado na intimidade, era filho do casal René Lima Strang e Yonne Oliva Strang, residentes na cidade paulista de Ribeirão Preto. Transcorridos somente seis meses do doloroso acontecimento, 
Renezinho-Espírito voltou a conversar com seus pais pela psicografia do médium Chico Xavier, 
dizendo:

 “Estou muito confortado com o apoio que me deram. Sabia que os dois saberiam agüentar o tranco.” 

A confortadora carta também explica a sua experiência com o fenômeno desencarnatório, suas dificuldades de adaptação, o valor da prece... 

Cita familiares, 
amigos e vários Benfeitores da região espiritual de Ribeirão Preto. 

 Outras cartas se seguiram pelo mesmo médium e dentre elas destacamos a Terceira, trazendo um apontamento importantíssimo, elucidando delicada questão familiar, que se desdobraria a partir desse momento, permitindo maravilhosa semeadura de amor, unindo corações para sempre!...

 PRIMEIRA CARTA 

 “Estou forte e aprenderei a ser o filho e o cooperador que lhes participará da existência na Terra”. Querida Mãezinha Yonne e querido Papai, aquele abração de surpresa com os meus pensamentos condensados em prece a Deus por nossa paz.

 Chegou enfim o momento; estou quase atrapalhado. Luz clara sobre nós e o público...
 e o caso não á para nenhuma representação. É notícia, mas realidade, e me sinto à maneira de um novato em colégio, querendo escrever o melhor possível, sem achar em mim as palavras adequadas para isso. Assim mesmo, lá vai carta. Estou muito confortado com o apoio que me deram. Sabia que os dois saberiam agüentar o tranco. Sinceramente, não foi fácil para mim a desvinculação. Quando aquele peso avançou para nós, estávamos claramente desprevenidos; Serginho e eu não tivemos tempo para qualquer opção. Aliás, por aqui nos dizem que a morte do corpo não faz concorrência. Exerce o poder discricionário, em nome da Providência Divina, e isso escapa na Terra a qualquer um. Ainda consegui, nas áreas de meu pensamento, encontrar um recanto para chamar por Deus e refletir nos pais queridos e na família. Sabia que se achavam à distância, porém naquele apagar das luzes, por dentro das idéias, enderecei aos pais queridos os meus anseios mais íntimos. Queria dialogar, mesmo a supor à frente dos dois, como num exercício mental positivo, no entanto um sono de hipnose desconhecido, em minhas informações sobre o assunto, me absorveu de todo. Quis, num derradeiro esforço, erguer-me para saber do companheiro, mas o corpo era agora uma engrenagem que não me respondia com qualquer reação. Fiz força, reuni todas as minhas energias no intuito de recuperar as minhas faculdades de manifestação; entretanto, notei que mãos suaves, tão suaves quanto as da mamãe, me afagavam o rosto e me cerravam os olhos. Ouvi como num cântico de embalar, quando a gente é ainda criança, uma prece que me recordava os dias de aprender de mãos postas. Aceitei a oração por bênção do Céu e me rendi ao repouso ou inércia obrigatória de que me via objeto. Compreendia que o acidente me arrasara; contudo, a certeza de que estava a despedir-me do corpo não estava ainda em mim. Quanto tempo dormi naquela sonoterapia de compulsão, não sei dizer. Despertei num instituto de paz e refazimento, que me proporcionou a idéia de algum hospital de Ribeirão; 
acreditei-me acidentado e pedi pela família; se meus pais não tivessem voltado, queria as irmãs e alguns dos cunhados, para que me comunicasse com o exterior. Somente depois de quatro dias, de muitas indagações sem resposta, recebi afinal a presença da Vó Conceição, que me acariciou com bondade que todos conhecemos. A princípio, em minha ingenuidade, considerei tudo tão natural, qual se estivesse sob as atenções inesperadas de alguma parenta a quem devia considerar com apreço e gratidão, quando foi ela própria que se identificou, a cientificar-me de que ali estava em nome do Papai e da Mamãe, a vim de prestar-me auxílio. Entretanto, ao afirmar-me tranqüilamente que não me situava mais na Terra física e que perdera o corpo de que me valia no mundo, cheguei a gritar, chorando à feição de um menino descontrolado... 
Lembrei-me, porém, de tudo quanto aprendera das palestras em casa, das convicções dos pais queridos e de muitos dos nossos amigos e assereneime. Curvar, num rapaz habituado a fazer a vontade própria era difícil; no entanto, aquele sorriso carinhoso de mãe, que pairava na face da Vovó, era um calmante a que não conseguiria resistir. Ah, querida Mamãe, aí começou outro capítulo da história. Fui, com minha avó, revêlos em casa e encontrei-os, sem encontrá-los. Estávamos perto e longe, nossos corações batiam no ritmo da saudade, mas estávamos presos em mundos diferentes. Vi tudo: a nossa dor em comum contida pela fé em Deus, a carência de sentir e registrar o amor que nos reúne uns aos outros, sem que os nossos olhos se encontrassem... Sei que no primeiro reencontro separaram-se os dois para chorarem comigo, um distante do outro. Era preciso ser forte, continuar firme na fé, e procurei agir com a fortaleza possível, segundo me ensinaram... Desde então, nossas lágrimas ocultas se entrelaçam na mesma faixa de saudade e lembrança, e impulsionado pelos avisos salutares que me enviam, tenho buscado compreender e adaptar-me. 
 Querido Papai, bons amigos me auxiliam, em nome de nossa família e de nossa amizade. Não há separação aqui entre os que aceitam Jesus por Mestre e Senhor. O nosso amigo Dr. Camilo de Mattos e o Monsenhor Siqueira, o Cônego Barros e o Irmão Ramos, o professor Raul e outros amigos nossos se irmanam no mesmo trabalho de auxiliar para o bem dos outros. É uma corrente de bondade que nenhuma desarmonia consegue diminuir. Existe uma instituição enorme de apoio espiritual, estabelecida a princípio por antigo sacerdote de Ribeirão, de nome Irmão Ângelo Philedony Torres, e nessa grande comunidade me reúno a outros companheiros, aprendendo a me instalar ou reinstalar na vida diferente em que me encontro. Sérgio, o amigo, se vê nessa mesma casa de paz e benemerência e vamos seguindo numa preparação com a qual até julho passado não contávamos. Posso tão pouco ainda, mas desejo que digam à querida Martha para não se conturbas com as experiências da vida. Nossa Tatiana é para ela e para nós um tesouro e Deus auxiliará a querida irmãzinha a vencer os obstáculos que se opõem ainda à preservação do lar feliz. Tudo vai passando. Ainda ontem estava eu aí, a partilhar de nossos planos e agora já me reconheço noutro campo de vida. Nossa querida Martha será amparada. Envio a ela muito carinho e saudades para serem distribuídas com Margareth, com Irene e com Cristina, sem esquecer do Silva, do Julião, do Machado e do Lousada. Mãezinha Yonne e querido Papai René, perdoem-me se escrevo muito. Saudade de filho é uma doença para a qual as muitas palavras é que fazem o remédio. Devo terminar; a Vovó Maria da Conceição, em minha companhia, lhes deixa um grande abraço. Minha letra não é a mesma; é preciso escrever apressadamente e devo aproveitar o apoio que os amigos daqui me oferecem para isso. Entretanto, espero que me procurem por trás das frases escritas e encontrarão o menino, aquele mesmo rapaz no qual depositaram que lhes participará da existência na Terra, conquanto de outro modo, diverso daquele com que imaginava, de minha parte, seria o futuro. que lhes participará da existência na Terra, conquanto de outro modo, diverso daquele com que imaginava, de minha parte, seria o futuro. Abençoem-me. Agradeço as preces com que me encorajam. Mãezinha, muito grato pelos pensamentos e palavras de ternura que o seu amor me endereça através dos retratos e meu reconhecimento por todo o amparo que recebo constantemente para que não sinta só, nem estrangeiro onde agora me encontro. Muitas lembranças a todos os corações ligados aos nossos e recebam, querido Papai e querida Mãe, um beijo de muito carinho e gratidão do filho que lhes pertence em nome de Deus e lhes pertencerá para sempre. Sempre o filho reconhecido, René René Oliva Strang. 

 Notas e Identificações

 1-Psicografada por Francisco C. Xavier, aos 12/1/1980, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece (GEP), na cidade de Uberaba, MG; 

 2-Serginho – Sérgio Neves Zucolotto Filho, amigo e companheiro de desencarnação. 3-Sabia que se achavam a distância – Na época, seus pais estavam de viagem pela Europa. 

4-Vó Conceição – Maria da Conceição Lima Strang, avó paterna, desencarnada em Ribeirão Preto, a 28/8/1977. 

5-Lembrei-me, porém, de tudo quanto aprendera das palestras em casa, das convicções dos pais queridos – Refere-se aos ensinamentos espíritas, sempre comentados pelos seus pais, no lar. 

 6-Dr. Camillo de Mattos – Dr. Joaquim Camillo de Morais Mattos (1894-1945), advogado de grande prestígio, Prefeito Municipal de Ribeirão Preto (1929-1930), foi espírita e amigo da família Strang. 

Em 1952, pelo médium Chico Xavier, transmitiu bela mensagem a amigos de sua cidade, presentes à reunião pública do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, Minas, que foi incluída, posteriormente, no livro Taça de Luz (Ed. LAKE/FEESP, São Paulo, SP, Cap. 16).

 7-Monsenhor Siqueira – Monsenhor Joaquim Antônio de Siqueira, nascido em 1847, foi o 3.º Vigário de Rib. Preto, no período de 1890 a 1895.

 8-Cônego Barros – Cônego Dr. Francisco de Assis Barros (1894-1942), Vigário da Catedral de Rib. Preto, fundoi o Patronato Coração de Jesus e a Sociedade Litero-Musical. Foi amigo da família Strang. 

 9-Irmão Ramos – Trata-se, provavelmente, de Péricles de Freitas Ramos, professor de Educação Física, amigo da família Strang, desencarnado em Rib. Preto, por volta de 1944.  

10-Professor Raul – Trata-se, provavelmente, do Prof. Raul Peixoto, Diretor do 1.º Grupo Escolar de Rib. Preto, desencarnado há muitos anos. 

 11-Irmão Ângelo Philedony Torres – Falecido há tempos, foi o 1.º Vigário de Rib. Preto em 1890. 

 12-Martha – Martha Mary Strang de Paula e Silva, irmã de Renezinho, casada com Ronaldo de Paula e Silva. 

 13-Tatiana – Sobrinha, filha de Martha e Ronaldo. 

 14-Margareth – Margareth Strang Julião, irmã, casada com Irineu Julião Jr. 

 15-Irene – Irene Strang Machado, irmã, casada com Dr, José Cassiano Machado. 

 16-Cristina – Cristina Strang Lousada, irmã, casada com Sérgio Lopes Lousada. 

 17-Mãezinha, muito grato pelos pensamentos e palavras de ternura que o seu amor me endereça através dos retratos e meu reconhecimento por todo o amparo que recebo constantemente para que não me sinta só, nem estrangeiro onde agora me encontro. D. Yonne confirma: habitualmente, orava diante de uma parede do lar, repleta de fotos do filho querido, pedindo Proteção Divina para que Renezinho não se sentisse estrangeiro no Mundo Espiritual. 

 18-René Oliva Strang – Nasceu em Rib. Preto, a 1.º/10/1959. Era um jovem expansivo, responsável e dotado de alto espírito de compreensão. Na época da desencarnação, freqüentava um Cursinho preparatório para Administração de Empresa. Renezinho foi um campeão de tênis de campo, destacando-se neste esporte desde a idade de 12 nos, quando sagrou-se Campeão Brasileiro (Duplas). Venceu, por duas vezes, os Jogos Abertos do Interior; várias competições a nível nacional e algumas nos Estados Unidos da América. 

 19-Preparando os corações dos pais de Renezinho para o transe da separação, ocorreram duas interessantes e claras premonições, assim narradas pelo Sr. René: “1.ª ) Estávamos em Copenhague, Dinamarca, quando Yonne sonhou, na noite da véspera do acidente fatal, que o filho querido, deixando-a sozinha numa praia, entrou no mar, fez um aceno de despedida e não mais voltou. Ela acordou chorando, desesperada, desejando a qualquer custo entrar em contato telefônico com Renezinho, o que não foi possível. Às 18 hs., daquele mesmo dia, recebíamos a notícia da sua desencarnação. 2.ª ) Dois meses antes do acontecido, Rubens Porto, nosso amigo e confrade, sonhou que Renezinho havia desencarnado num acidente. Foi um sonho tão nítido, no qual ele até identificou o Passat verde de nosso filho. Rubens levantou muito cedo, preocupado, e às 6 hs já nos acordava para contar a sua vivência onírica. 

20-Endereço dos pais de Renezinho: Rua Visconde de Inhaúma, 528 – Ribeirão Preto.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***

Contato

Fique à vontade para escrever mensagens, opinando e criticando. Tudo com muito critério, responsabilidade e respeito. Para entrar em contato, basta fazer seu comentário no campo "Mural de Recados"

Mural de Recados

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Google Apps for Work

Page-level ads