Espiritismo

https://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2016/08/espiritismo-tem-dogmas-o-espiritismo.html



http://www.institutoandreluiz.org/espiritismo.html



O QUE É ESPIRITISMO?



É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita:



O Livro dos Espíritos,

O Livro dos Médiuns,

O Evangelho segundo o Espiritismo,

O Céu e o Inferno e A Gênese.



“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”



Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)



“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido:

conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”



Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo

– cap. VI – 4).



O QUE REVELA:

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.




SUA ABRANGÊNCIA:
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.




SEUS ENSINOS FUNDAMENTAIS:
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.




O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.



Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.



No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor.




Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material.




O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.



Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.




Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima;

Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina;

Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram.


Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem ao erro.



Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade.



E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.




A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.




(Fonte: FEB e SobreSites)






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Kardec diz:


"Conhece-se o verdadeiro espíríta pela sua transformação moral e pelo esforço que emprega para domar suas más inclinações"


Seja Bem Vindo!



"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi








domingo, 6 de fevereiro de 2011

DISCIPLINAR EDUCANDO-FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA

FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA: DISCIPLINAR EDUCANDO
DISCIPLINAR EDUCANDO

É bastante comum nos dias de hoje, o comentário de pais, professores e, da sociedade em geral sobre o comportamento indisciplinado de crianças e jovens de todas as faixas etárias; palavrões, brigas, desrespeito aos mais velhos, desleixo, indiferença, preguiça, teimosia, iniciação sexual precoce, gravidez na adolescência, fumo, bebida, pichações, etc., entre outros tantos exemplos que podem ser citados, que caracterizam esse comportamento inadequado que infesta nossa sociedade em todas as suas camadas, não sendo privilégio de negro, branco, rico, pobre, sexo feminino ou masculino.

Infelizmente, olhando o problema de forma neutra e raciocinada, chegaremos à triste conclusão de que nós pais somos os grandes responsáveis pelo comportamento equivocado de nossas crianças e jovens, pois eles são tão somente o reflexo de uma sociedade desordeira que ajudamos a construir, investindo tudo na formação intelectual dos nossos filhos e esquecendo-nos de que eles são antes de tudo filhos de Deus, seres eternos, trazendo consigo tendências e aptidões, que devem ser lapidadas por todos nós responsáveis perante Deus pela sua educação e aprimoramento.

A formação moral, é normalmente relegada a segundo plano ou transferida para a escola, como se a escola tivesse a capacidade de substituir o papel de nós pais, na formação moral de nossos filhos, para que tivéssemos mais tempo para a busca desenfreada de aquisições da posse de bens materiais para nosso deleite.

Há, ainda, a situação das crianças filhas de pais separados, que empurram um para o outro a responsabilidade da educação dos filhos, e que por razões diversas nem sempre conseguem atender convenientemente as carências das crianças, e ainda colaboram para esse comportamento rebelde, pois se tratam em muitos casos de forma desrespeitosa na frete dos próprios filhos, com brigas infindáveis, ódios, disputas judiciais, desejo de vingança, atitudes tais que nada de positivo acrescentam na formação de um comportamento educado, como deveria ser.

Por conta dessa atitude irresponsável, a televisão assumiu na atualidade o papel de companheira e educadora de muitas de nos sas crianças e jovens, que passam mais tempo assistindo a programas sem nenhum conteúdo moral e quase sempre recheados de pornografia e violências, do que em sala de aula ou com atividades úteis à formação de seu caráter como membro ativo da nossa sociedade.

Considerando essa variedade de fatores, que até certo ponto explicam os problemas apresentados por nossas crianças e jovens, não podemos esquecer também que eles são Espíritos reencarnados, trazendo ten-

dências e aptidões desenvolvidas em vidas passadas e que os mesmos possuem afetos e desafetos no mundo espiritual, influenciando-lhes direta ou indiretamente o comportamento e como em regra geral somos devedores da Lei maior, essa influência é na maioria das vezes prejudicial, perniciosa, negativa.

Foi por essa razão que Deus, a Inteligência Suprema, entregou-nos esses espíritos em forma de criancinhas indefesas, prontas para que pudéssemos amoldá-las sob nossos cuidados desde cedo, para que cresçam e se desenvolvam de forma equilibrada, não somente no aspecto físico do pequenino ser, mais e principalmente no aspecto moral, espiritual, que é na verdade do que mais carece, motivo pelo qual aqui está de volta.

Por isso é que se faz imprescindível procurarmos desenvolver a disciplina no aspecto Preventivo, que é aquela trabalhada pelos pais desde a gestação, manifestando o sincero desejo de receber o futuro filho, acariciando-o desde sua concepção quando ainda na barriga de sua futura mãe, envolvendo-o em vibrações de amor e paz, estendendo-se por todas as fases do desenvolvimento biopsicossocial da criança.

À medida em que o pequenino ser vai crescendo, faz-se mister que os pais comecem a estimular em seu filho a disciplina externa que é necessária para estruturar a interna pois que a criança entregue a sí mesma dificilmente se disciplina, a presença e o exercício da autoridade paterna e materna é indispensável na construção da sua autonomia, destacando-se nessa fase a colocação de limites, de regras a serem respeitadas.

É agindo desde cedo no cuidado com a educação de nossos filhos, que evitaremos mais tarde o recurso duro da disciplina no seu sentido Punitivo, que é aquela aplicada nos presídios, nos lares onde os pais corrigem com violência seus filhos, nos países onde o crime é punido com outro crime (pena de morte, etc...), e que, inevitavelmente não promove, nem remove as causas da indisciplina.

O homem deve se espelhar no exemplo que nos dá a mãe natureza que possui uma disciplina sem a qual os mares invadiriam as regiões continentais, os continentes gelados se derreteriam, as cadeias alimentares entrariam em desequilíbrio, os planetas colidiriam uns com os outros e que o não seguimento das lições que recebemos por obra da vida incessante, nos leva a incorrer num grave erro de associar disciplina a surras e agressões, o que não é recomendado, pois esse tipo de postura já é violência e não disciplina.

Como bem descreveu a respeito dessa forma de disciplinar Pedro de Camargo no livro O Mestre na Educação, “Para bem agirmos em prol do saneamento, precisamos partir do seguinte princípio: o crime não é o criminoso, o vício não é o viciado, o pecado não é o pecador, o doente não é a doença.

Assim como se combatem as enfermidades e não os enfermos, assim também se deve combater o crime, o vício, e o pecado, e não o criminoso, o viciado e o pecador”.

Theobaldo Miranda Santos no livro Noções de filosofia da Educação, afirma: “os castigos ministrados com raiva até acentuam a revolta da criança. É necessário que ela perceba na correção de que é objeto o propósito de seu aperfeiçoamento”.

A verdadeira disciplina a ser desenvolvida por nós pais há de ser um dia aquela que leve com amor e carinho os nossos rebentos a Reparar, o mal que hajam praticados de maneira a corrigir o que errou, consertar o que quebrou, repor o que retirou, desculpar-se com quem ofendeu, fazendo sempre a ação contrária e correta a que foi considerada uma indisciplina, conscientizado do seu erro, e buscando de maneira adequada a extinção da ação negativa.

Esta é a única forma que entendemos como capaz de ir até as causas reais da indisciplina, que se localizam no Espírito Imortal que Allan Kardec, diz que residem no instinto de conservação exagerado e no desconhecimento do passado e do futuro do Espírito, só esse conhecimento pode minimizar a crença na superioridade individual, o orgulho e o egoísmo, que conduzimos em nosso cerne.

É com a disciplina reparadora que a criança conseguirá ser um adulto realizado, nas palavras de Joanna de Angelis, libertando-se de sentimentos de culpa, da censura social, estruturando sua disciplina interna e utilizando seu livre-arbítrio sempre para o bem, para o positivo.

Allan Kardec, diz-nos em O Céu e o Inferno, “Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas conseqüências. O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; mas só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa”.

Finalizando, queremos enfatizar a necessidade urgente de investirmos cada vez mais na educação do espírito imortal, se pretendemos fazer da terra um mundo feliz, habitado por homens inteligentes e bons regidos pela disciplina da paz e do amor. Agindo assim, estejamos certos de que contribuiremos de maneira positiva para uma sociedade mais justa e equilibrada, solidificada nas ações nobres do respeito, do trabalho e da justiça, contribuindo para a saúde psíquica da nossa juventude e por conseqüência da nossa sociedade e por fim do nosso planeta.

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